NOSSA HISTÓRIA

1963 - HOJE

Hino Escoteiros do Brasil - Unknown Artist
00:00 / 00:00

NOSSA HISTÓRIA

Nos anos 60 também foram formados grupos para meninas de origem brasileira, lideradas principalmente por Maria Wagemaker,  e, apenas depois de 1983, por iniciativa da comissão de pais, esse grupo foi incorporado ao movimento escotista de Holambra.

Para os rapazes existiam diferentes grupos. Tudo começou com a formação de um grupo de escoteiros com idade entre 11 e 16 anos (Ruiters), no dia 17 de março de 1951. No ‘jornalzinho” de 10 de março foi anunciado o seguinte: “Por enquanto o lugar para os encontros ser´o pequeno barracão nos fundos do jardim da casa do senhor Guilherme Miltenburg. Para chegar lá é só atravessar a cerca no começo da estradinha perto do ribeirão.” O anúncio foi colocado pelo padre Sijen e pelo capitão Henrique de Bruin.

Em 1953 o padre Ansfredo e o senhor Henrique de Bruin, fundaram o movimento São Martinho.O senhor Henrique já havia sido escoteiro na Holanda o padre Ansfredo já havia trabalhado com jovens na Holanda, adquirindo assim muita experiência. O padre então se tornou o líder espiritual e o senhor Henrique continuou como capitão. A liderança logo recebeu novas forças, os senhores Bernardo Hulshof e Wiel Hendrikx aderiram ao movimento. O senhor Wiel assumiu o papel de capitão e o senhor Bernardo tornou-se auxiliar ou alferes. Com a ajuda do alferes Bernardo o grupo reformou o ranchinho de palha e bambu, que era destinado aos encontros. Num dia seco de inverno os rapazes foram fazer um jogo de campo chamado ‘conquista de fortes´, no posto ao lado da residência do senhor Bernardo e para representar os ataques foram utilizadas bombinhas de São João. Em pouco tempo o pasto seco estava em chamas e foi necessário unir todas as forças para combater o incêndio, que acabou valendo como um maravilhoso treino de ação e ajuda mútua da qual até os vizinhos participaram.

Para os jovens acima de 17 anos logo foi formado o grupo dos cavaleiros (Ridders) cuja atividade principal era andar a cavalo. Este grupo recebia aulas de equitação do senhor Bert Wagemaker e mais tarde dos senhores João Wigman e Francisco Bongers. No início da colonização este grupo não tinha ainda condições de aceitar jovens brasileiros no grupo devido às grandes diferenças culturais e até mesmo da língua.

Assim como para as meninas, também havia um grupo para meninos. O grupo ‘rakkers’ foi fundado pelo padre Ansfredo. No início a liderança deste grupo foi assumida pelas senhoras Jo Vann der Groes, Angelina Schreurs e Truus Clijsters. Mais tarde os senhores Harrie Scholten, Piet Derks e Toon Bovee também se tornaram líderes. Além destes, as senhoras Cisca Walravens, Nel Groot, Ana e Maria Scholten também ajudaram.

Com a ajuda da comissão cultural de Holambra, o movimento escotista que estava sem salão para se encontrar, pôde se instalar provisoriamente na mini-praia. Durante 11 anos todas as atividades foram realizadas neste salão, na propriedade do senhor Hennie ten Buuren. Os líderes desta época já não podiam mais contar com as fontes mais inspiradoras do escotismo de Holambra; o Capitão Bernardo ficou muito doente e faleceu em julho de 1979 e o líder espiritual padre Ansfredo foi transferido para Engenheiro Coelho.

A liderança foi assumida por jovens alferes quehaviam acabado de deixar o grupo. Entre eles Piet Wagemaker, Theo Scholten, Francisco Eltink jr., Frans Welle, Jos Van Nooije e André Graat. O André fundou o grupo dos ´Pioneiros’ juntamente com Paulo Kievitsbosch. Eles recebiam apoio do senhor Antônio Van Aken que quando jovem também havia sido um escoteiro fanático. Em 1983 o grupo Pioneiros, já sob nova liderança, assocoiou-se à União dos Escoteiros do Brasil.

Depois de algum tempo, atendendo a um apelo para manter vivo o escotismo em Holambra e unir todas as forças numa só organização, foram formados vários novos grupos, estes tendo filhos de imigrantes holandeses e brasileiros juntos nos mesmos grupos, entre eles, as ‘Andorinhas’, os ‘Beija-flores’ e as ‘Gaivotas’. A comissão de Pais pediu para Veronica Domhof organizar estes novos grupos. O interesse pelo movimento aumentou tanto que foi necessário subdividir estes grupos. O grupo dos Lobinhos, por exemplo, contava com 50 crianças em 1987. Nesta época foram formados os grupos dos ‘esquilos’ e das ‘colibris’. Para a formação de novos líderes foi fundado o grupo ‘Águias’.

O movimento escotista de Holambra continua muito ativo, então foi formada uma comissão para determinar objetivos e dar estrutura ao movimento. À frente desta comissão estava o senhor Hermanus Meijerink. Desde 1993 o movimento possui  sede própria, no centro de Holambra, batizado como ‘Jangal’. Em 1997 o movimento contava com 6 grupos que juntos somavam mais de 200 participantes.

No primeiro dia de março de 2004, houve uma  Assembléia Geral com a finalidade de constituir uma Associação Civil não econômica e de caráter sócio-cultural, por aclamação assumiu a presidência  ELISABETH MARIA SCHOENMAKER DE BLOCK,  a reunião teve por finalidade fundar uma associação voltada a atender o interesse  de jovens em idade escolar, colocado em votação a Presidente declarou expressa a vontade de todos  que a partir desta data que a Associação passaria a denominar-se de ASSOCIAÇÃO JUVENIL JANGAL.

Diretoria Atual

June 01, 2015

Presidente:  CARLOS ANDRÉ DOS SANTOS GOUVEIA

- Vice-Presidente: NELSON ARTUZI

- Primeiro Secretário:  JAMILA PEDRIZI KICKHOFEL

- Segundo Secretário: MARIA JOSEFINA BERENDINA OUDE GROENIGER WOLPEREIS

- Tesoureiro: SILVESTER MARIE GERARDUS HESEN

- Segundo Secretária: Maria de Lourdes Amaral (Dinda) 

Terceira Diretoria Eleita

April 12, 2010

Em 12 de abril de 2010, nova eleição para a diretoria

Discutidos e aprovados os cargos foram eleitos os seguintes membros para a Diretoria:

- Presidente : REINALDUS THEODORUS MARIA VERNOOY

- Vice-Presidente: MARIA DE LOURDES AMARAL

- Primeiro Secretário: SILVESTER MARIE GERARDUS HESEN

- Segundo secretário: ANA PAULA SÁ LEITÃO VAN DER GEEST

- Tesoureiro:  GERTRUDA WILHELMINA PETRONELLA WILLEMS

- Suplente: GLÓRIA MARIA DOMHOF

- Conselho Fiscal: MARIA LIDUINA DOMHOF, MARIA JOSEFINA BERENDINA OUDE GROENIGER WOPEREIS E VERÔNICA MARIA DOMHOF e como suplentes: SILVIA REGINA PATRÍCIO SARTORELLI VAN ROOIJEN  e ODUVALDO DA SILVA PINTO.

Segunda Diretoria eleita:

March 14, 2007

Nessa reunião foi comentado sobre o projeto “Adote um escoteiro” que é uma participação de madrinhas  e padrinhos que adotam um escoteiro por um ano, pagando uma anuidade por apadrinhamento e também parte do custo de acampamento, o projeto começaria  a ser divulgado em 2007, tal projeto foi aprovado por unanimidade dos presentes.

Seguiu-se a eleição da nova diretoria.

No período de 01/04/2007 à 31/03/2010. Foram aprovados os seguintes nomes:

- Presidente: MARIÂNGELA SILVA VAN LEEUWEN

- Vice-Presidente: REINALDUS THEODORUS MARIA VERNOOY

- Tesoureiro: MARIA ELISA MILTENBUG VAN ROOIJEN

- Primeiro secretário: SILVESTER MARIE GERARDUS HESEN

- Segundo Secretário: IVONE JOSEFINAKORSTEE FERREIRA

- Suplente: GERTRUDA WILHELMINA PETRONELLA WILLEMS

- Conselho Fiscal: EDMUNDO MARIA VAN VLIET, SILVIA REGINA PATRÍCIO SARTORELLI VAN ROOIJEN e MARIA JOSEFINA BERENDINA OUDE GROENIGER WOPEREIS e como suplentes: GLÓRIA MARIA DOMHOF, MARIA LIDUINA DOMHOF.

Formação da Primeira Diretoria

March 01, 2004

, Primeira eleição para diretoria da Associação Jangal, foram eleitos os seguintes associados:

- Presidente:  MARIA LIDUINA DAMHOF

- Vice-Presidente: ELISABETH MARIA SCHOENMAKER DE BLOCK

- Primeiro Secretário: IVONE JOSEFINA KORSTEE FERREIRA

- Segundo Secretário: MARIA JOSEFINA BERENDINA OUDE GROENIGER WOPEREIS

- Tesoureiro: MARIA ELISA MILTENBURG VAN ROOIJEN

- Suplentes: JAN MAARTEN VAN SWAAAY NETO e HENDRIKA MARIA JOSEPHINA KORSTEE SIMÕES

- Conselho Fiscal efetivo: MARIÂNGELA SILVA VAN  LEEUWEN, EDMUNDO MARIA VAN VLIET, GLÓRIA MARIA DOMHOF  e como suplentes: REINALDUS THEODORUS MARIA VAN VERNOOY e GERALDO MÁRIO AFONSO VAN DEN BROEK., esse mandato findando-se em 31/03/2007.

Please reload

SOBRE NÓS

Somos uma Associação civil de natureza sócio cultural, com finalidade de orientação sócio-cultural através de atividades do lazer, com enfase a promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, integridade humana, da democracia, também a defesa, preservação e conservação do meio ambiente através da educação ambiental.

LOCALIZAÇÃO

(19) 3802-1543

 

R. Charles Hogenboon, 279. 

Holambra - SP, 13825-000

 

escoteirosholambrasemprealerta@gmail.com

CONECTE-SE
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon